A palavra “partitura” é relacionada à música e é um dos nomes dados à disposição gráfica das diversas partes que formam uma obra musical, segundo o dicionário. É por meio da partitura que os diversos instrumentistas podem executar uma mesma música. Na partitura estão escritas as partes que cada músico deve tocar. Há sinais ou códigos que comunicam: notas, ritmo, andamento, pausas, duração de cada nota, tonalidade da música etc.
Relacionando a fala à música, observaremos que a fala também pode ser expressa em uma espécie de partitura. Pois a fala é uma música, um canto. E quanto mais cantada, será mais profunda, rica em nuances, movimentos e sentimentos. A música da fala é a sua alma. Mais do que nas palavras que falamos, a musicalidade é dada pela maneira como falamos: o ritmo, as pausas, as mudanças de tom (melodia), a tonalidade (mais grave ou agudo), a intensidade (volume), a ressonância da voz etc. É essa musicalidade que expressa e comunica mais intensa e profundamente o que falamos. E a fala pode ser mais rica ou pobre musicalmente.
Fernanda Montenegro, atriz brasileira. |
Então, podemos escrever a partitura da fala de alguém que ouvimos ou, ainda, dar vida a uma fala escrita. Isso é o que fazem tão bem os atores, quanto mais talentosos forem em ler a partitura de um texto. Afinal, uma vírgula pode mudar tudo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário