Email para contato: cantonatural@ig.com.br

A Expressão na Consciência Natural - por Ramy Arany

“Na consciência natural tudo se expressa pela naturalidade do ‘ser’, pois o vento ‘é’ vento, por isto venta; o calor ‘é’ calor, por isto aquece; a chuva ‘é’ chuva, por isto chove; a luz ‘é’ luz, por isto ilumina. Porém, não é sobre a redundância gramatical, nem sobre a obviedade deste entendimento que me encontro falando, e sim, sobre a profundidade da naturalidade do ser, que permite que a expressão se manifeste em extensão àquilo que realmente ‘é’ em essência.” (Ramy Arany – Visão Gestadora, a visão em teia – p.30)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Quando a Expressão é Verdadeira Comunicação

Por Cinthia Almeida

A forma do nosso corpo, a sonoridade de nossa voz, a maneira como nos vestimos, as palavras que escolhemos falar, a cor dos nossos olhos, as nossas roupas, a maneira como respiramos e qualquer outra característica ou parte de nós expressa e comunica quem nós somos e/ou como estamos no momento. Então, existe diferença entre expressar e comunicar?
Em essência, observo que não. Em essência a expressão é a própria comunicação. No entanto, quando nós, seres humanos (que pensamos, sentimos, imaginamos e somos frequentemente gestando conflitos e desequilíbrios de toda ordem) apenas nos expressamos sem o foco de comunicar, tornar comum verdadeiramente, ocorrem desastres.


Expressar é algo que fazemos o tempo todo, sem que precisemos pensar nisso. Aliás, é provável que a maior parte de nossa expressão seja inconsciente. Muitas vezes, só percebemos que estamos irritados, quando alguém comenta conosco: “- O que aconteceu? Você está irritado (a)?”.
Quando a expressão ocorre sem o foco da comunicação, essa expressão tende a ser reativa, fragmentada e egoísta. Há uma grande diferença entre expressar um sentimento, uma emoção ou um pensamento e comunicar. Quando expressamos com o sentido da comunicação, nós necessariamente nos interessamos pelo outro. E quando meramente expressamos com o foco somente em nós mesmos e na necessidade de colocar para fora algo, não construímos a comunicação e provocamos no outro uma reação superficial ao que expressamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário