Email para contato: cantonatural@ig.com.br

A Expressão na Consciência Natural - por Ramy Arany

“Na consciência natural tudo se expressa pela naturalidade do ‘ser’, pois o vento ‘é’ vento, por isto venta; o calor ‘é’ calor, por isto aquece; a chuva ‘é’ chuva, por isto chove; a luz ‘é’ luz, por isto ilumina. Porém, não é sobre a redundância gramatical, nem sobre a obviedade deste entendimento que me encontro falando, e sim, sobre a profundidade da naturalidade do ser, que permite que a expressão se manifeste em extensão àquilo que realmente ‘é’ em essência.” (Ramy Arany – Visão Gestadora, a visão em teia – p.30)

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Expressando consideração e reconhecimento


Por Cinthia Almeida

Penso que a maioria das pessoas aprecia quando quem se dirige a elas as chama pelo nome. Então, se para você também é importante que as pessoas saibam que as respeita e as considera, expresse este valor chamando-as pelo nome. Esta é uma dica básica que já vai melhorar sua expressão. E, se você tem dificuldades em memorizar, exercite sua memória para nomes primeiro afirmando para si mesmo a importância disto, colocando este aprendizado como foco de trabalho e perguntando novamente o nome da pessoa a ela ou a algum conhecido em comum antes de iniciar ou continuar uma conversa. Experimente fazer isso e me conte os resultados!

2 comentários:

  1. Eu tenho praticado isso, mas inconscientemente. Vou tentar fazer esse treino! Antigamente eu era muito boa com nomes, não esquecia nunca mais. Só bastava perguntar a primeira vez. Hoje parece que quando eu pergunto e a pessoa fala, era simples formalidade. Ou mesmo quando não é, eu esqueço um segundo depois. Preciso voltar a ter aquela boa lembrança como tinha antigamente. Mas isso é treino mesmo, como você disse. Parabéns pelo blog, Alice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alice, grata por seu comentário! E é isso aí, é preciso treinar. E, mais importante, reconhecer a importância de se chamar as pessoas pelo nome. Como você disse quanto à "mera formalidade", ainda é superficial. Quando realmente nos importamos e valorizamos o nome das pessoas como um reconhecimento de sua individualidade e presença, sua expressão é carregada deste valor e afeto. Me conte sobre seu treino, está bem? Um beijo! Cinthia.

      Excluir